top of page

O que são os FTALATOS?

Os ftalatos são substancias plasticizantes usadas para que materiais se possam tornar flexíveis ou dúcteis sem quebrar, ou até mesmo para melhorar a textura dos mesmos. Podem ser mesmo chamados genericamente de plasticizantes. São substancias cada vez mais utilizadas, dado as necessidades globais de matérias plásticas, não só para embalagens, mas também para a construção e a indústria têxtil.

Estas substâncias podem ser usadas como solventes para outros materiais, o que os torna, de alguma forma, substancias mais ubíquas. Podem ser encontrados em soalhos de vinil, adesivos, detergentes, óleos lubrificantes, plásticos usados na industria automóvel, oleados, produtos de higiene pessoal, etc.

Esta classe de substâncias está presente no PVC, sendo usados em plásticos de embalagem, brinquedos, balões, reservatórios de sangue, utensílios médicos e de jardinagem/agricultura. [1,2]

 

Estima-se que os ftalatos rondem um valor de mercado na casa dos 20 milões de dólares em 2020, sendo as economias emergentes (como a China, índia, países do leste europeu e sul americanos) os principais produtores/utilizadores. [1,2] 

Ao longo dos anos, cerca e 30000 substâncias foram avaliadas pelo seu putativo efeito plasticizante, mas apeans 50 são hoje comercializados e utilizados.

Os Ftalatos podem ser dividos em duas grandes classes: os de alto peso molecular e os de baixo peso molecular. [5]

Na tabela abaixo podemos encontrar alguns exemplos de ftalatos, e as suas principais aplicações no quotidiano. Temos também apresentada a sua classe química e o seu nome por extenso.

Tabela 1 - Alguns exemplos de ftalatos e aplicações [5]

bottom of page